Blog novo na área – Project D.O.R – http://www.projectdor.com

Autor: ilankriger on 25 de abril de 2010 – 13:14Comentários (7)

O Rodrigo Lengning – professor do curso de produção musical da AIMEC Curitiba, acabou de lançar um blog é o http://projectdor.com/.

Segue um tutorial bem interessante.

Processo de Criação Utilizando Cadências Harmônicas

By D.O.R on 11 de maio de 2010

Ontem gravei um novo vídeo mostrando um pouco de como faço para iniciar uma música. Na maior parte delas eu gosto de começar definindo a tonalidade e a partir daí construir as cadências harmônicas que irei utilizar. Veja abaixo:

Nesse exemplo eu decidi trabalhar em Dó Menor (Cm) e realizar a seguinte cadência:

I – VI – III – V(7) – I; ou, em cifras:

Cm – Ab – Eb – G(7) – Cm.

É uma cadência bem clichê, várias pessoas utilizam (inclusive descobri esses dias que o Philip Glass adora) mas como ela funciona muito bem eu também uso bastante.

O próximo passo é transpor os acordes para dentro do computador em algum clip de MIDI (geralmente também utilizo um plugin de piano no canal de MIDI, apenas para manter a idéia fresca na cabeça). Como costumo trabalhar com acordes de apenas três notas, eu preenchi o MIDI da seguinte forma, uma nota sobre a outra:

Cm = Dó, Mib, Sol;

Ab = Dó, Mib, Láb (acorde invertido – 1a inversão);

Eb = Sib, Mib, Sol (acorde invertido – 2a inversão);

G(7) = Si, Ré, Sol (acorde invertido – 1a inversão).

Dessa forma eu mantenho um movimento de voz (mudanças entre as notas) mais fechado sem grande saltos, no entanto perco um pouco da força da cadência, mas é aceitável.

Feito isso entra a parte de criação de elementos que vocês podem acompanhar no vídeo. Basicamente é uma seleção das melhores sequências de notas e também um pouco de improviso e variação nas melodias. Acompanhe abaixo:

Criando Camadas de Baixo para Música Eletrônica

By D.O.R on 14 de maio de 2010

Ontem coloquei no ar mais um vídeo, e dessa vez resolvi mostrar um pouco de como é meu processo para construção de baixos para música eletrônica. No exemplo eu estou trabalhando em cima do remix da música “Samba de Velho” do Ilan Kriger. O estilo musical é o House Progressivo, mas acredito que essa técnica também serve para outros estilos.

Infelizmente tive problemas na hora de importar para dentro do programa de edição de vídeo o arquivo da gravação de tela e a qualidade da imagem acabou caindo muito. Eu utilizei um software gratuito chamado Camstudio para realizar a gravação e o software Adobe Premiere Elements 8 para a edição. Se você souber como devo realizar a gravação e edição, de forma que não ocorra erros, e puder me ajudar eu agradeço muito!

Na música eu criei três canais de baixo, cada um representando um papel diferente e também uma região de frequências diferente. O primeiro apresentado é o Subgrave, que serve para acompanhar o kick. O segundo seria um bleep grave que criei para gerar o groove no baixo. E o terceiro foi criado para complementar a linha rítmica do anterior.

Gosto de trabalhar dessa forma porque consigo uma variação muito interessante de timbres e ritmos nas regiões de grave e subgrave, além de ter um controle maior das frequências na etapa de mixagem.

Agradeço ao Claudio Ferrari pela idéia de utilizar um programa para gravar as telas do computador. Agora também preciso de ajuda para melhorar a qualidade de edição de vídeo, portanto continue enviando sugestões (haha)!

Publicado em , | Tags , , , , , | 22 Comentários

Deixe um comentário